(Portuguese) - Nosso Guia de Planejamento para o Ushuaia - 2012

1. PLANEJAMENTO:

1.1. Questões importantes que foram respondidas no planejamento:

1.1.1. Quais os pontos turísticos e cidades por onde queremos passar?
1.1.2. Qual a duração máxima de nossa viagem?
1.1.3. Quanto esta viagem custará?

As respostas encontram-se consolidadas no nosso planejamento conforme figuras abaixo:
Roteiro:

Custos:


1.2. Detalhando o planejamento

1.2.1. Em que período do ano será a nossa viagem?

Após definirmos o melhor período do ano para a nossa viagem, março/abril, iniciamos o estudo das condições climáticas para preparar e levar vestimentas adequadas para a viagem. A nossa principal preocupação era o vento e a neve/gelo.

Observações climáticas:

1.2.2. Hospedagem

Como o nosso período de viagem foi fora de temporada, não nos preocupamos em realizar reservas nos hotéis, o Dudu pegou algumas dicas e consolidou na planilha do roteiro e no GPS, porém para quem está planejando esta viagem, recomendo tomar cuidado com este ponto, com risco de sair a procura de hotel a noite, cansado, com fome e louco para tomar um banho e descansar, o que pode agravar a situação em períodos de alta temporada.

1.2.3. Objetivo da Viagem

É muito importante definir um objetivo para a viagem e o nosso foi:
O Objetivo desta viagem é ir em 10 dias até Ushuaia, a Terra do Fogo e voltar em 13 dias passando por alguns pontos turísticos  chegando em segurança em nossas cidades. Curtindo nossa Ulysses e aproveitando os dias junto aos amigos.

1.2.4. Regras de Convívio

Definir regras antes da viagem evitará desentendimentos durante o percurso, como diz o velho ditado: Melhor prevenir do que remediar.
Nossas regras para esta viagem foram:

1.2.5. Documentos

Para uma viagem internacional, passando por 3 países (Uruguai, Argentina e Chile) providenciar os documentos necessários, mesmo que seja redundante é fundamental para evitar transtornos para você e seus  companheiros de viagem, logo cito abaixo os principais documentos que levamos em consideração:

1.2.6. Considerações

Independente da duração da viagem o mais importante não é ter uma moto nova, um GPS de última geração, etc... o mais importante é o quanto você está preparado para a viagem. Isto só é possível pesquisando e planejando para estar preparado para as mais adversas situações que você possa encontrar na estrada, por isso, leia, pesquise, informe-se, prepara-se para a sua viagem.
Existem muitos sites, blogs, livros, amigos, amigos dos amigos que podem fornecer informações valiosas para o seu planejamento, evitando-se gastos desnecessários, stress e preocupações, portanto PREPARE-SE para sua viagem dos sonhos!

2. PREPARAÇÃO

2.1. Psicológico

Viajar de moto não é como motokar em um final de semana, onde rodamos alguns kilometros com amigos para depois ficarmos batendo papo para retornar. Requer um condicionamento mental muito maior do que uma preparação física para evitar o famoso "estava viajando..." porque se isso acontecer na estrada as consequências poderão ser gravíssimas e para evitar isso é importante:

  • Desenvolver alguma técnica ou hábito para manter-se alerta e concentrado evitando o tédio e a dispersão mental, por exemplo ouvindo música, rádio, algo que mantenha voce atento.
  • Defina paradas para descanso, no nosso caso, optamos por uma parada rápida e a segunda sempre mais demorada para se recompor (hidratar e comer algo leve) e conversar com seus companheiros de viagem sobre a programação do dia.
  • Treinar a mente para não se preocupar durante a pilotagem, tipo: Desliguei meu celular? Será que a bateria do meu celular vai durar até o final do dia? Será que os hotéis estão lotados? Será que tem gasolina no próximo posto? São questões que irão tirar a concentração de sua pilotagem na estrada por isso é essencial que voce se habitue a realizar um check list sempre antes de começar a pilotar a sua moto na estrada para evitar as distrações mentais na estrada.

2.1.2. Conheça seus limites de pilotagem

Exagero? Não é não! É uma questão de segurança ter conhecimentos e técnicas de pilotagem e conhecer seus limites, com dizem os mais velhos: É preciso rodar pelo menos 10.000kms com a moto para se habituar com ela, pegando suas manhas e conhecendo melhor o comportamento da moto nas mais adversas situações. Além disso fazer um curso de pilotagem é essencial para conhecer seus limites, da moto e aprender técnicas que lhe permitam manter o sangue frio e saber o que fazer naturalmente para uma frenagem de emergência na chuva, desviar-se de um obstáculo em alta velocidade ou no meio de uma curva onde do nada pode aparecer animais na pista e/ou objetos não identificados. 

Já imaginou-se pilotando a noite, numa estrada movimentada cheia de caminhões em uma serra, chovendo, com neblina e com a viseira embaçando, a visão diminuindo cada vez mais devido ao jato de água fina deixado pelos carros e caminhões que vão se acumulando na viseira, cansado, louco para comer alguma coisa e tomar um banho e de repente aparece em sua frente um buraco enorme? O que fazer numa hora destas?

Vale uma reflexão para perguntar-se a sí mesmo se está preparado para enfrentar o desafio com segurança!

Por isso, recomendo fazer cursos, rodar bastante com a motoka nova, aprender e treinar técnicas de pilotagem e praticar com segurança o que foi ensinado.

2.1.3. Quantos kilometros consigo rodar em um dia?

É importante ter conhecimento do seu limite e de seus companheiros de viagem para garantir uma viagem tranquila e com pausas, mediante as mais adversas condições climáticas que podem vir a ocorrer, por isso esteja preparado para em casos de chuvas, neve, gelo, etc... antecipar a parada do dia em uma cidade alternativa e revisar o planejamento e o roteiro para prosseguir no dia seguinte com maior segurança.
Vale lembrar que o cenário muda de acordo com a viagem e sua composição:
  • Todos estão com motos de turismo? (Conforto e posição de pilotagem)
  • Todos estão acostumados a pilotar na chuva, com neve, gelo ou a noite? (Segurança)
  • Alguém com garupa? (Fadiga)
  • Todos estão com roupas adequadas para as condições climáticas? (Estado mental e físico)
  • Tem alguém que está viajando pela primeira vez? (Insegurança)
  • Todos estão acostumados com viagens de longa duração por dia? (Preparo físico e mental)
As questões acima influenciam diretamente no limite de kilometragem diária do seu planejamento/roteiro a ser realizada na viagem com segurança e conforto para todos da equipe, por isso, pense nisso para garantir o seu bem estar e o de todos.

Em situações onde é necessário cobrir uma kilometragem adicional para manter o planejamento, pare em uma cidade anterior ao destino planejado e converse com seus amigos e analise em conjunto se todos possuem condições para prosseguir ou não, caso positivo, prossiga, caso negativo, replaneje e dilua nos demais dias diminuindo o tempo de parada ou acelerando o ritmo da viagem.

2.1.4. Considerações

A preparação mental, física e o conhecimento de seus limites serão bases essenciais para realizar um bom planejamento e uma execução confortável. Estes fatores irão garantir segurança na estrada para evitar acidentes e melhorar suas habilidades para gerenciar o seu estado físico e mental para percorrer longas distâncias.

2.2. Equipamentos do Motociclista

A garantia de um conforto em longas viagens requer o uso de um vestuário adequado, composto por:
  • camada interna
  • camada quente
  • camada protetora
    • jaqueta e calça
    • luvas
    • botas
    • capacetes
    • protetor de coluna
    • capa de chuva

2.2.1. Camada Interna

Escolha as roupas de segunda pele que possuem a função de retirar o suor de sua pele de acordo com as condições de temperatura (quente ou frio) que voce irá enfrentar em sua viagem, no nosso caso, optamos por levar os dois tipos que podem ser encontrados nas principais lojas de esporte, de acordo com sua preferência, composto por:
  • tipo verão: não retém calor e mantém sua pele livre do suor:
    • blusa
    • calça
    • underwear
    • balaclava
  • tipo intermediário: retém um pouco de calor mantendo a pele livre do suor:
    • blusa
    • luva
    • balaclava
  • tipo inverno: retém o calor e mantém a pele livre do suor:
    • blusa
    • calça
    • luva
    • balaclava

2.2.2. Camada quente

Um fleece adicional para o frio extremo para garantir o conforto térmico e usar nos dias de day off caso seja necessário ou fazer uma composição, no meu caso, optei por não levar a blusa segunda pele tipo inverno, porque sinto muito calor e levei um fleece para usar em conjunto com a segunda pele tipo intermediário, deste modo se eu começasse a passar muito calor tiraria apenas o fleece, já com a segunda pele tipo inverno, teria que trocar por uma outra o que não é prático na estrada.

2.2.3. Camada protetora

2.2.3.1. Jaqueta e calça

Seriam a jaqueta e a calça com proteções (ombro e braço) de cordura, apesar de o couro ser mais resistente a abrasão, em viagens longas não é muito prático, sendo o mais recomendado um de tecido sintético com a cordura e goretex porque em caso de chuva por exemplo há a necessidade de usar uma capa de chuva e se ficar molhado ela irá ficar pesado, úmida e demora para secar.
Hoje em dia as jaquetas e calças com tecidos sintéticos oferecem alto nível de conforto e proteção sendo mais apropriadas para este tipo de viagem e em caso de chuva não haverá a necessidade de parar para colocar capa de chuva e se sujar é só passar uma água que já está limpa.

2.2.3.2. Luvas

Recomendo levar pelo menos duas, uma para o verão e outra para o inverno, mais quente e preferencialmente impermeável.

2.2.3.3. Botas

O ideal é levar uma bota que seja impermeável, se não, levar uma polaina para botas, pois lembre-se que sua viagem irá se estender por vários kilometros ao contrário de uma motokada de um final de semana onde voce volta para casa e deixa ela para secar até a próxima motokada. Em viagens longas, o pé molhado sem cuidados poderá causar desconforto e entre outros problemas associados a humidade no pé.

2.2.3.4. Capacete

O capacete Flip-up para viagens longas é mais prático, mas eu acabei optando por ir com um fechado, por segurança, dos quatro o Sueden foi com o flip-up.
Recomendações importantes:
  • levar viseiras adicionais;
  • protetor auricular

2.2.3.5. Protetor de coluna

Essencial, por ser uma viagem de longa duração, podemos optar pelo tradicional que vai preso no corpo ou comprar um bom protetor de coluna para substituir o que vem na jaqueta que geralmente é de espuma, para garantir sua proteção em caso de acidente.

2.2.3.6. Capa de chuva

Apesar de a roupa de cordura/goretex manter o corpo seco, ela não é infalível, pois com a chuva constante, algum ponto irá começar a ceder e começaremos a sentir o molhado em nosso corpo, além de demorar mais para secar e ficar pesado se pegarmos chuva o dia inteiro, por isso é recomendado levar a capa de chuva que poderá servir também com um corta vento adicional.

2.2.4. Considerações

O mais importante com relação aos equipamentos do motociclista é lembrar que é uma viagem de longa duração, por isso considere um conjunto que seja confortável e prático no dia a dia levando em consideração que serão várias paradas durante a sua viagem.
Especial atenção para refletivos luminosos em casos de dias de chuva e a noite para sua própria proteção de preferencias para aqueles que possuírem maior visibilidade possível.

3. EQUIPAMENTOS PARA A MOTO

Retomarei em breve...

2 comentários:

  1. Muito bom e profissional seu relato amigo, detalhado, sensato, seguro... parabens! vc tem alguma viagem para o Peru? pretendo ir e estou buscando informações, pesquisando...

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  2. Valeu! Eu nao tenho, mas tenho um conhecido que foi para la com os amigos dele, partindo de Minas e no relato, nao me lembro se ele deixou algum Blog com relatos, mas lembro-me que ele comentou muito das estradas em pessimas condicoes, onde se nao me engano chegou a estragar a roda dele e um teve um acidente com fratura devido as condicoes da estrada.

    Recomendo nao viajar quando a visibilidade nao estiver boa e final de tarde e noite.

    Abracos

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